Em mais uma etapa do Projeto CFTA nos Estados, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) visitou Santa Catarina (SC) – sexto maior produtor de alimentos do Brasil, impulsionado principalmente pela agricultura familiar –, objetivando fortalecer e regularizar atuação da categoria na assistência técnica aos produtores rurais. Coordenada pelo presidente Mário Limberger, a comitiva do CFTA teve audiências com o governador Jorginho Mello e com o secretário de Agricultura, Valdir Colatto, entre outras agendas cumpridas no mês de abril.
A diretoria do CFTA considerou muito positiva a audiência com Jorginho Mello. O governador falou que pretende investir ainda mais no ensino técnico em SC, o que é apoiado pelo CFTA e pela Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA), como forma de revigorar a qualificação e capacitação dos Técnicos Agrícolas (TAs). O governador quer implementar um modelo de ensino técnico semelhante ao da Alemanha. O CFTA e a FENATA se colocaram à disposição para apoiar a iniciativa, que contribuirá para valorização da profissão.
A importância da atuação dos Técnicos Agrícolas (TAs) na assistência técnica à agricultura familiar foi um dos principais temas do Programa CFTA nos Estados no Mato Grosso do Sul. O assunto foi tratado pelo presidente do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), Mário Limberger, e pelo presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de MS (SINTAMS), Osvaldelino Escobar, durante audiência com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), na capital Campo Grande.
O Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) conquistou a retificação do edital nº 01/2023, referente ao concurso público que visa compor o quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Rio Claro, no Estado do Rio de Janeiro (RJ). Com isso, o Instituto Nosso Rumo, organizador do certame, aceitou o pedido de impugnação emitido pelo Conselho.
Com a nova legislatura, ou seja, com a nova eleição de deputados e senadores, houve a necessidade de novamente coletar assinaturas de parlamentares para a formação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Técnicos Agrícolas, com vistas ao maior fortalecimento da base política em prol do reconhecimento e da valorização da profissão dos Técnicos Agrícolas (TAs). Esta medida é necessária para que a importância destes profissionais comprometidos com a evolução do setor produtivo e do agronegócio brasileiro esteja cada vez mais em evidência em todo o Brasil.
CFTA cumpriu extensa agenda, com visitas às cooperativas Cooxupé (MG), Cooperpanga (SP), Cooperativa de Insumos de Holambra (SP), Instituto Federal de Muzambinho (MG) e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, dentre outras.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Setor Bancário Sul - Edifício Seguradoras - 11° andar - Brasília/DF www.cfta.org.br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | 0800 121 9999
Quer deixar de receber nossos emails? Clique aqui
Copyright 2023 CFTA. Todos os direitos reservados.
0800 121 9999
SEDE INSTITUCIONAL
SBS QD. 1 BL. K - L. 29 Ed. Seguradoras - 11º andar Brasília/DF - 70093-900